Juntos Pela Educação
A educação constrói histórias e muda vidas
Desde sua origem, o Zarinha Centro de Cultura acredita no poder transformador da educação. A instituição sabe que, através do ensino de qualidade, a busca pelo saber é despertada, vidas são mudadas e histórias de sucesso são construídas.
A necessidade de expandir a responsabilidade social
Em 2018, e, em 2019, o Zarinha Centro de Cultura, junto ao Focco-PB (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), promoveu um concurso de redação entre os alunos de todo o ensino público da Paraíba. Os discentes que obtiveram as melhores notas nas produções textuais foram premiados com uma bolsa de estudos, na instituição de ensino de Zarinha.
Após o sucesso dessa ação pedagógica, Zarinha percebeu a importância de expandir os horizontes de sua responsabilidade social.
O começo de um grande projeto
A oportunidade de concretizar a expansão da responsabilidade social do Centro de Cultura surgiu, em 2020, quando a instituição passou a apoiar e ampliar o Desafio Nota 1000 promovido pelo Governo da Paraíba.
Uma iniciativa transformadora que vai do Litoral ao Sertão paraibano
Ao ver a capacidade de transformação desse projeto, o Zarinha decidiu complementar o Desafio Nota 1000, através do qual mais de 12 mil estudantes de toda rede pública de ensino médio da Paraíba desenvolvem suas habilidades de escrita, criando o projeto “Juntos pela Educação”.
O grande projeto
O projeto “Juntos Pela Educação” classifica as 200 melhores redações entre as 12 mil produzidas no Desafio Nota 1000 e, por meio de um processo seletivo, na plataforma do Zarinha EaD, premia 100 alunos de escola pública com bolsas de estudos do Curso Completo de Português da Professora Zarinha.
Este projeto é um esforço conjunto do Zarinha Centro de Cultura, da Secretaria de Educação do Governo da Paraíba, do Ministério Público da Paraíba e das empresas Amigas do Estudanre, e tem, por objetivo, valorizar a educação que, sobretudo, durante o período de calamidade pública, sofreu um grande abalo.
Os dados da educação do nosso país pioraram bastante
O Brasil passou a ocupar os lugares mais baixos dos rankings de educação, o número de matrículas, em escolas públicas, diminuiu, o investimento na educação também foi reduzido e o conhecimento, principalmente de língua portuguesa, ficou afetado.
Com isso, a formação de alunos da escola pública, que já era fragilizada, tornou-se ainda pior.
A situação pode ser revertida com investimento
Ao contrário do que dizem, a situação não é irreversível, ela pode ser solucionada com investimentos na educação.
Um estudo da ONG Parceiros da Educação publicado no Jornal Estado de São Paulo, segundo o qual, a cada R$ 1,00 investido na educação, R$ 3,80 voltam para a sociedade.
Essa instituição apoia mais de 260 mil alunos e virou referência no período da pandemia, por demonstrar que todo investimento educacional retorna para a sociedade.
Uma esperança para a situação atual
Diante da situação atual, o projeto “Juntos Pela Educação” é uma esperança da valorização da educação no nosso país e uma prova de que os investimentos geram retornos imediatos.
Com três anos dessa iniciativa, 250 alunos foram contemplados com bolsas, e discentes, como Roberto Lima e Amanda Vitória, desenvolveram, através da bolsa de estudos, o hábito da leitura, a capacidade de escrita, a fluência verbal e o conhecimento cultural.
E, após um formidável desempenho, no curso, esses dois alunos foram contratados, para trabalhar e desenvolver, ainda mais, seus aprendizados como monitores, no Zarinha Centro de Cultura.
Depoimentos de histórias mudadas pela educação
“No início de 2021, minha passagem pelo curso chegara ao fim, no entanto a inenarrável experiência de tê-lo vivido permaneceu, dando-me, além da sapiência, encorajamento, para seguir rumo aos meus sonhos. Seja pela magnificência ao ensinar, seja pela inigualável didática purista da língua portuguesa, Zarinha me moldou, aliás, pintou-me, assim como Leonardo Da Vinci deu vida a uma página em branco.”
(Roberto Lima, aluno premiado no projeto “Juntos Pela Educação” e atual monitor do ZCC).
“Os conhecimentos adquiridos, no Curso Completo de Português, fizeram-me ter bom desempenho em provas e em entrevistas, bem como tiraram-me, como a magnífica professora Zarinha costuma falar, "do mundo das trevas", mostrando-me o lado até então oculto do mundo.”
(Amanda Vitória, aluna premiada no projeto “Juntos Pela Educação” e atual monitora do ZCC).
“O Curso Completo de Português da Professora Zarinha é um divisor de águas entre a ignorância e a plena sabedoria da nossa língua materna.” (José Mateus Ismael, aluno premiado no projeto “Juntos Pela Educação”).
O acesso à educação de excelência transforma vidas
Outras histórias, como a de Gabriel Inácio, foram retratadas no documentário “ Veredas - As jornadas do projeto Juntos Pela Educação”.
Os exemplos do belíssimo documentário demonstram como a oportunidade de estudo se torna um divisor de águas na vida dos estudantes.
O projeto “Juntos Pela Educação” dá oportunidades aos jovens de escola pública
Sabendo que a possibilidade de estudos, para muitos jovens, é a chance de mudar de vida e de construir uma história próspera, o Zarinha Centro de Cultura convida você, empresário, para levar essa oportunidade para mais jovens.