A Instituição
O Zarinha Centro de Cultura (ZCC) é um espaço destinado à promoção de nosso idioma e da cultura em geral, a partir de uma agenda que inclui cursos de formação em língua portuguesa, leitura, literatura, escrita, oralidade e cultura, palestras, minicursos e lançamentos de obras literárias.
Nossa plataforma é levar o conhecimento e o poder transformador da arte ao maior número possível de pessoas, através dos múltiplos gêneros artísticos e de formas de expressão. Além das atividades pedagógicas de ensino da língua, para alunos dos 6 aos 18 anos, o ZCC faz uso dos melhores recursos tecnológicos disponíveis, para oferecer ao público uma grade de cursos EAD e o Clube da Cultura, uma confraria de amigos para fruição e para debate de livros e filmes com a curadoria da Profa. Zarinha.
Como extensão de suas ações de ensino, o ZCC desenvolve, em parceria com o Ministério Público da Paraíba, com o Governo do Estado e com empresas apoiadoras da iniciativa privada, o programa social "Juntos Pela Educação", que distribui bolsas de estudo do Curso Completo de Português para estudantes da rede pública.
NOSSA MISSÃO
Ministrar cursos e prestar serviços relacionados à educação e à cultura, criando um ambiente propício para o aprendizado formal, estético e moral dos nossos clientes e da comunidade em geral; também investindo na valorização do idioma português e do saber filosófico para o desenvolvimento intelectual do ser humano.
NOSSA VISÃO
Ser reconhecido como um polo de excelência em serviços educacionais, valorizando o idioma português, bem como as suas expressões artísticas, para, com isso, elevar o padrão da educação da sociedade.
NOSSOS PRINCÍPIOS
1. O conhecimento
deve ser isento de dogmas.
2. O saber
é fruto de construção coletiva,que pressupõe o debate plural, a contradição e a dúvida.
3. A conversa,
a curiosidade, a reflexão, a expressão e o aprendizado devem ser motivos de prazer e de instigação.
4. A linguagem
deve ser clara e acessível, de modo a proporcionar a comunicação eficiente e a apreensão das ideias.
5. A abordagem
do conhecimento deve ser, sempre que possível, interdisciplinar, contemplando visões de diversas áreas sobre a mesma questão.
6. Cursos,
palestras e debates devem adotar organização metódica, para que haja proveito máximo.
7. A educação
sólida decorre de anos de dedicação, portanto o contato com o conhecimento artístico, filosófico e científico deve ocorrer quanto antes, na vida do indivíduo.